quinta-feira, 12 de março de 2015

Constelação Familiar

Constelação Familiar é um método eficaz e poderoso, para reconhecer emaranhamentos na vida familiar do ser humano, trazendo relaxamento e compreensão nas situações problemáticas vivenciadas na família. Isso permite que o amor flua novamente entre os membros do Sistema Familiar.

A Terapia Sistêmica Fenomenológica foi criada pelo Terapeuta alemão Bert Hellinger. Seu trabalho mostra como forças entranhadas profundamente no Sistema Familiar podem ser redirecionadas para o equilíbrio, quando membros desse sistema são reconhecidos, respeitados e colocados no seu devido lugar.

O trabalho é realizado dentro de um contexto onde o cliente escolhe entre as pessoas de um grupo, os representantes para os membros de sua família. Seu pai, sua mãe, seus irmãos e para si mesmo. O cliente coloca os representantes no espaço um em relação ao outro. É necessário que o Terapeuta esteja livre de intenções e imagens próprias – centrado em si mesmo. A percepção fenomenológica do Terapeuta e representantes é fundamental para o êxito do trabalho.

Através da Constelação Familiar, o Terapeuta vai do próximo ao distante e do estreito ao amplo. Ele olha para o cliente e sua família, para a alma deles, para um campo de forças e para a alma que os abarca. Pois eles estão integrados em um campo de forças maior e em uma grande alma e são usados e tomados a seu serviço.

Partindo da montagem da sua Constelação o cliente visualiza as implicações, os bloqueios, os vínculos secretos, transformando-se em ponto de partida de um processo de solução. Transformar o amor primário da criança em amor sensato e cônscio; libertar o indivíduo da identificação com familiares excluídos, inserindo-o no Sistema Familiar pela valorização; transformar a culpa reconhecida em força para o bem; experimentar a benevolência e a força que emanam dos falecidos quando estes são devidamente reconhecidos; consentir com a Existência para que seja possível a reconciliação e a aceitação de um destino difícil, de enfermidades e da morte.

Representantes, cliente e Terapeuta experienciam as soluções em consonância com o todo. Seu procedimento é fenomenológico.

Através da Constelação Familiar pode-se trazer à luz a dinâmica escondida no Sistema Familiar e desenvolver a força interior nesta família. A capacidade de entender seu próprio comportamento fica ampliada, sendo possível, a reconciliação consigo mesmo e com os outros membros do Sistema.

Fim do texto

Constelações Familiares


Estrela amiga,
no céu a brilhar.
Ouve minhas preces
e vem me ajudar.
Você meu pai,
você minha mãe,
você meu irmão,
anjo da guarda que segura minha mão.
Destino onde me vejo,
alma da família que fala.
Fala que cura,
cura que une,
mágica que se faz
na vida alegria.
Na morte, a paz,
em volta, muita luz,
e dentro, o calor.
Passada a dor,
que se vai com o amor,
presente a certeza
que EU SOU pura beleza.
Na bagagem, gratidão,
amor, luz, cura, união.
Somos todos parte de uma só
constelação.

Poema de Marcio Bredariol, para Eloyana Silveira.
Fim do texto

Nenhum comentário:

Postar um comentário